Graças à nossa expertise e junto do competente trabalho de nossos advogados na Itália, o processo de reconhecimento da cidadania italiana pela via judicial representa uma solução viável aos interessados em realizar a cidadania sem a necessidade de viajar a Itália e nem sequer aguardar por anos de espera pela convocação consular.
Atualmente os consulados italianos possuem uma longa lista de espera e com atrasos superiores a quinze anos para realização do procedimento de cidadania, o que não vai de encontro com o princípio jurídico italiano dos prazos razoáveis de realização de um processo.
Considerando a segurança jurídica e a comodidade de poder realizar o procedimento sem a necessidade de deslocamento a Itália, nosso Escritório oferece a possibilidade de realizar a cidadania perante o Tribunal Civil de Roma, por meio de instrumentos de procuração e declaratórios estaremos apresentando uma ação civil perante o Tribunal de Roma com o intento de reconhecer a cidadania italiana ao requerente e seus filhos menores. Os requerentes poderão ao final do processo realizar a emissão do passaporte diretamente pelo consulado italiano com sede no local de residência.
Os processos poderão ser realizados por grupos familiares de modo a otimizar tempo de espera e divisão dos custos dos honorários e despesas no preparo da documentação hábil ao procedimento. Não será necessária a presença em território italiano para realização das atividades processuais, e todos os clientes poderão acompanhar o desenvolvimento do processo por meio do aplicativo do Tribunal e pela assessoria dos nossos advogados no esclarecimento de dúvidas até a fase final de emissão do passaporte italiano.
Documentos necessários para realizar a cidadania via Judicial
- Passaporte em curso de validade
- Certidão de nascimento e/ou batismo do antepassado italiano emitida nos últimos seis meses
- Documentos que atestam a descendência italiana emitidos em inteiro teor, devidamente traduzidos em italiano por tradutor jurado e apostilados
- Declaração de residência
- Procuração para fins judiciais devidamente traduzida e apostilada
- Documentos que atestam o pedido apresentado ao consulado do reconhecimento de cidadania (ex.: confirmação postal de envio de documentos ao consulado / AR, protocolo, nome inserido na lista de espera do consulado)
O andamento processual da cidadania italiana via Judicial
O processo judicial é diverso daquele realizado em âmbito administrativo perante o município (Comune) italiano, sendo realizado em um período médio de dois anos, salvo disposição judicial/legislativa diversa. O andamento processual compreende as seguintes fases:
- Recebimento da documentação
- Preparo do contrato, procuração e diffida (notificação)
- Notificação da Diffida
- Atto di citazione (Pedido judicial) protocolado ao Tribunal Civil de Roma
- Iscrizione al ruolo (Registro da ação no Tribunal)
- Fixação e realização da audiência
- Sentença *
- Execução da sentença
- Transcrição dos certificados
- Emissão dos certificados
- Inscrição ao Aire dos clientes
*Faz-se presente que a sentença emitida pelo Juiz do Tribunal Civil de Roma poderá compreender os seguintes efeitos: a) reconhecimento da cidadania italiana com a imediata transcrição dos registros de nascimento perante o Comune de nascimento do antepassado italiano; b) a intimação do consulado italiano de apresentação do pedido para convocação imediata do requerente para realização do procedimento de cidadania.
Fale já com nossa equipe e nos envie um email para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.